COMBATE MILITAR


COMBATENTES

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A REVOLUÇÃO DE 1930, BATALHA FINAL


   A presença de Minas Gerais 
entre os estados participantes do movimento revolucionário de 1930, teve como causa fundamental as eleições que se realizaram a 01 de março daquele ano para a presidência da república. 
Em Belo Horizonte, onde a revolução começou ainda no dia 03 de outubro, um pouco mais cedo do que no nordeste.
   A Força Pública (PMMG) combateu o 12º Regimento de Infantaria, por cinco dias, bem como, as outras unidades militares de Belo Horizonte que ofereceram pouca Resistência.

  
   Na capital mineira, pôde-se inclusive assistir a batalhões formados por voluntários. Ao final da Revolução de 1930, depois de vencer a resistência oferecida pelo 12º Regimento de Infantaria em Belo Horizonte e de outros batalhões do Exército, no interior de Minas Gerais, a Força Pública ocupou o Espírito Santo; o sul da Bahia; o norte do Estado do Rio de Janeiro e expulsou as tropas paulistas que se encontravam no Triângulo Mineiro.


5 comentários:

*********************************A T E N Ç Ã O*********************************
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DE SEUS IDEALIZADORES E NÃO EXPRESSAM A OPINIÃO DESTE BLOG. SERÃO ACEITOS, DESDE, QUE NÃO FAÇAM APOLOGIA AO COMUNISMO, NAZISMO, CRIMES, DROGAS, SEXO, VIOLÊNCIA, BEM COMO, NÃO POSSUAM PALAVRAS OBSCENAS E/OU NÃO FOMENTEM PRECONCEITOS DE RAÇA, COR, RELIGIÃO, ENTRE OUTROS.